terça-feira, 3 de março de 2009

Limpeza do cordão umbilical


Até há pouco tempo atrás, recomendava-se limpar o cordão umbilical com álcool a 70º mas isso já está ultrapassado. Deve-se lavar o cordão no banho normalmente e secar muito bem a toda a volta (levantar bem o grampo que fecha o cordão para chegar a todo o lado) com uma compressa esterilizada.

O cordão não pode ter cheiro.
Devemos cheirar o cordão no primeiro dia. Não cheira a nada. Cheira a pele - e esse é o cheiro que se deve manter.... se cheirar mal há infecção (ou se à volta o abdómen estiver vermelho).


Aspecto do cordão
O cordão nos primeiros dias tem uma cor leitosa (1º e 2º dias). Depois fica acastanhado, depois esverdeado, e depois preto. Passa de leitoso para gelatinoso e depois seco.



É importante não cobrir o cordão com nada (dantes usava-se faixas, depois passou a usar-se compressas). O cordão deve ficar ao ar e NÃO DEVE SER TAPADO COM A FRALDA. Como no início as fraldas são sempre um bocadinho grandes, deve-se dobrar em cima para que o umbigo fique de fora.


Não usar no bebé nem betadine, nem álcool. Mesmo depois de cair, às vezes vê-se um bocadinho de sangue ou uma secreção amarela no umbigo. Só é preciso lavar bem. Não aplicar nada.

Sem comentários:

Enviar um comentário