sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Introdução à Amamentação: do colostro ao leite maduro


Para amamentar é necessário EMPENHO E MOTIVAÇÃO, senão acaba por se desistir à primeira dificuldade.
A Organização Mundial de Saúde defende, actualmente, a exclusividade da amamentação até aos 6 meses de idade.
O ideal é que a primeira mamada da vida de um recém-nascido seja na primeira ½ hora ou 1 hora após o parto. Porquê? -
  • Porque facilita a aprendizagem da sucção por parte do bebé
  • porque estimula a produção de Prolactina e Ocitocina (duas hormonas presentes na amamentação, responsáveis pela produção e saída do leite, respectivamente)
  • estimula a eliminação rápida do mecónio (pasta escura que o bebé acumula nos intestinos durante a gravidez).
Nos primeiros dias, a mama tem pouca quantidade de leite (porque é isso que o bebé necessita): é o colostro. O COLOSTRO é muito líquido, claro e amarelado.
Entre o 3º e o 5º dia após o parto dá-se a subida do leite. O leite vai engrossando até ficar “leite maduro” por volta do 10º dia.
Durante a mamada, o 1º leite que sai é rico em água e açúcares (por isso não é necessário dar água ao bebé enquanto se amamenta. O leite já contem água suficiente). Durante a mamada, vai-se tornando mais rico em gorduras. Por isso, o bebé deve mamar numa mama até esvaziar a mama (o conceito de que deve mamar dez minutos em cada mama está ultrapassado. Alíás, esta crença é um dos factores que leva muitas mães a acreditar que o seu leite é fraco, uma vez que o bebé acaba por mamar apenas o 1º leite de cada mama). Só depois de ter esvaziado uma mama é que se deve oferecer a outra ( e entre as mamas o bebé deve arrotar. Oferece-se a outra mama e se ele quiser mais, mama senão, rejeita).
Na mamada seguinte deve começar-se pela mama em que o bebé mamou menos na mamada anterior.

A alimentação da mãe durante a amamentação deve ser uma alimentação saudável (semelhante àquela que se teve durante a gravidez - exceptuando os cuidados com a toxoplasmose): deve ser rica em legumes, frutas. Não se deve comer alimentos muito ácidos ou muito condimentados. Durante a amamentação deve beber-se muita água .


Quanto mais se amamenta mais leite se produz. Caso o bebé mame pouco (no caso de bebés mais preguiçosos ou de quase todos os bebés nos primeiros dias que têm tendência a mamar pouco) é necessário estimular a mama com uma bomba de extracção de leite.

Factores que podem prejudicar a amamentação:
- soutiens demasiado apertados ou com aros
- Pílulas de estrogénio

Sem comentários:

Enviar um comentário