segunda-feira, 2 de março de 2009

10 passos para dar de mamar correctamente


PASSOS PARA DAR DE MAMAR CORECTAMENTE


  1. Deve-se lavar muito bem as mãos antes de amamentar

  2. Acordar bem o bebé (é necessário que ele esteja bem desperto para mamar - se ele estiver muito quente, enrolado em mantas, acaba por estar sempre ensonado e não mama bem)

  3. escolher um local calmo e, de preferência, sem vistas à volta.

  4. a mãe deve sentar-se numa posição confortável, com as costas direitas e bem encostadas (se necessário apoiar os pés num banquinho; deve-se também usar almofadas - de preferência uma própria para amamentar, em forma de U para apoiar bem o bebé e subir o corpo do bebé.)

  5. Não é a mama que vai ao bebé mas o bebé que vai à mama!!

  6. O corpo do bebé deve ter o corpo bem rodado para a mãe (e não com a barriga a apontar para o tecto)

  7. deve-se espalhar um bocadinho de leite no mamilo. Isso, para além de hidratar e higienizar o mamilo, estimula o bebé a mamar (através do olfacto - o bebé sente o cheiro do leite e procura a mama).

  8. deve-se pegar na mama desenhando com as mãos um C ( e não aquela posição de tesoura)
    trazer o bebé até à mama.

  9. Estimular os lábios do bebé com o mamilo e região da boca.

  10. Introduzir o mamilo e a auréola do mamilo na boca do bebé (ter em atenção que o mamilo deve ser colocado sobre a língua do bebé encostado ao palato e não de baixo da língua. Em cima da língua é que estimulará o reflexo de sucção.

O Bebé muitas vezes demora a pegar. É necessário paciência até que o bebé se resolva a começar.


É NECESSÁRIO TER CONSCIÊNCIA DA NECESSIDADE DE DEGLUTIÇÃO ENTRE SUCÇÕES (ou seja, o bebé mama, mama, mama, engole, mama, mama, mama, engole). Senão engolir não está a mamar!!!



Não esquecer que se deve esvaziar uma mama, pôr o bebé a arrotar (encostar o bebé ao corpo da mãe numa posição vertical) e só depois se deve oferecer a outra mama. Se o bebé quiser mamar mais, no final tem que arrotar novamente.


Sem comentários:

Enviar um comentário